"A tinta mais pálida é melhor que a memória mais fiel" (Ditado Chinês)
" As palavras voam, os escritos permanecem" (Prov. Latino)
1. Tirar apontamentos para quê?
. Facilita a assimilação da matéria.
. Facilita a revisão.
2. Que apontamentos tirar?
. Esquemas (gráficos, quadros, desenhos).
. Definições, formulas, sínteses, exemplos e comentários.
. Indicações bibliográficas.
3. Anota o que é essencial e só o que compreendeste;
4. Usa abreviaturas;
5. Utiliza palavras próprias;
6. Sempre que necessário, pede esclarecimentos ao professor;
7. Revê e completa o que escreveste, sempre no próprio dia ( t.p.c.).
B. Como compreender um texto?Que tarefas realizar para compreender um texto?
1º Leitura cuidada.
2º Sublinhar, anotar e procurar o significado dos termos fundamentais.
3º Descobrir de que fala o texto (assunto/tema).
4º Ver quais as teses defendidas, os argumentos utilizados e como se encadeiam os raciocínios.
2º Na segunda leitura sublinha as expressões chave da ideia principal, definições, formulas,
esquemas, termos técnicos, factos, datas...
3º Sempre que o texto seja constituído por uma sequência de ideias, causas, consequências,
etc., enumera-as.
4º Sublinha sobretudo as frases afirmativas. Se sublinhares uma frase negativa coloca em evidência o não.
Nota: O objectivo é destacar as ideias principais para que de um golpe de vista faças as tuas revisões. Não abuses dos traços e das cores. Sublinhar tudo não tem qualquer efeito.
D. Como anotar e que anotar?
. Deves anotar o que quiseres e como quiseres!
. Comentários pessoais, sínteses de parágrafos, referências a outros autores, sinal de surpresa (!), sinal de dúvida (?), rejeição ou discordância, letras diversas (Ex. B = Bom, R = reler , D = discordar ...).
E. Como fazer um esquema?
. Deve destacar as ideias principais do texto e as que lhe são subordinadas (as secundárias).
. Utilizar uma "linguagem telegráfica".
. Apresentação gráfica cuidada.
F. O resumo.
. Resumir é abreviar o texto (não deve ser maior que 1/3 do texto ).
. É uma reconstrução numa linguagem pessoal, mas respeitando sempre o plano e o pensamento do autor.
. A sua qualidade depende do modo como se escolhe e distingue o que é importante do que é secundário.
. Resumir, não é comentar, avaliar ou emitir opiniões!
. Facilita a capacidade de síntese, de comunicação com mais rigor e a compreensão dos textos.
G. A Síntese
É abreviar o texto mas distingue-se do resumo porque se preocupa apenas com a ideia chave do discurso.
H. Como responder às perguntas?
É essencial saber interpretar a pergunta!
Há muitos modos de formular perguntas, mas correspondem de um modo geral às seguintes tarefas:
1. Identificar... Supõe apenas a identificação de algo (não necessita julgar, dar opinião, ...).
2. Caracterizar (1+ ...) Supõe a prévia identificação do assunto e em seguida a apresentação dos elementos definidores.
3. Explicar (1+2+...) Será uma caracterização rápida, admitindo-se ainda uma suposta justificação.
4. Justificar 1+2+3+ E o estabelecimento de uma relação causal (dizer o porquê, fundamentar, apresentar razões).
5. Discutir 1+2+3+4 e a comparação, confronto ou análise de pelo menos duas posições quanto possível fundamentadas e utilizando conteúdos leccionados.
6. Comentar Supõe as tarefas anteriores, 1+2+3+4+5+ e que o autor da resposta tome uma posição pessoal e crítica, devidamente fundamentada.
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