Juntando a escassez dos combustíveis fósseis aos problemas ambientais que advêm da sua utilização, o desafio é enorme e a solução de longo prazo está longe de ser conhecida mas, no curto e médio prazo, a acção tem de passar pela procura de fontes alternativas de energia, com ênfase especial para as renováveis, e pelo aumento da eficiência na utilização das energias disponíveis.
A Energia Renovável é aquela que é obtida de fontes naturais capazes de se regenerar, e portanto virtualmente inesgotáveis, como por exemplo o sol, vento, rios, oceanos, matéria orgânica, calor da Terra.
Os biocombustíveis, nomeadamente o biodiesel, apresentam-se como uma verdadeira alternativa ecológica e económica.
A subida do preço dos combustíveis fósseis e os argumentos ambientais justificam cada vez mais a opção pelas energias renováveis.
O biodiesel é um combustível produzido a partir de óleos vegetais através de um processo químico denominado de transesterificação. É, deste modo, adequado à maioria dos modernos motores Diesel.
O uso do biodiesel tem um extenso rol de vantagens, nomeadamente ecológicas, técnicas, de segurança e, obviamente, económicas.
No que diz respeito ao ambiente, o uso de biodiesel diminui a emissão de dióxido e monóxido de carbono. É, também, um importante meio de combate ao efeito de estufa, uma vez que ao dióxido de carbono emitido no seu uso corresponde a captura desse mesmo gás durante o cultivo das plantas a partir das quais se produz biodiesel.
Talvez uma das mais notáveis vantagens ecológicas seja a ausência de emissão de compostos sulfurosos para a atmosfera. Neste aspecto, é reduzida a, literalmente, zero toda a contribuição para a ocorrência de chuvas ácidas.
É pois uma grande notícia para o ambiente, uma vez que a produção de biodiesel permite dar um destino aos óleos alimentares (ou de fritar) usados que deixam assim de poluir a água e causar problemas nos sistemas de saneamento. O biodiesel vai permitir também reduzir a nossa dependência dos combustíveis fósseis, como o gasóleo, e igualmente reduzir a poluição atmosférica e a emissão de gases que provocam o efeito de estufa.